domingo, 23 de outubro de 2016

Doce de aniversário

No início de Outubro o meu mais-que-tudo fez anos! Como o final de Setembro e o início de Outubro é cheio de festas e de muitos bolos de aniversário, decidi fazer uma sobremesa, tipo doce da casa!

Segue a receita:

1ª camada:
Levar ao lume uma lata de leite condensado, uma chávena de leite e 4 gemas (guardar as claras que servem para a 3ª camada), até levantar fervura.

2ª camada:
Esta 2ª camada pode ser feita de duas maneiras: molhar bolachas Maria ou palitos de champanhe em café forte, ou então, se forem como eu, não apreciadores de café, triturar bolacha Maria ou bolacha torrada.

3ª camada:
Bater as 4 claras em castelo, e bater noutro recipiente um pacote de natas. Envolver as claras com as natas.

Numa taça, não muito funda, colocar a 1ª, a 2ª e a 3ª camadas. Em cima, ou por bolacha Maria triturada, ou torrar amêndoas e colocá-las.

Fica delicioso!


segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Lasanha à minha maneira

Numa das escolas onde estou, a hora de almoço é partilhada com colegas, com muita mais experiência que eu na cozinha, que podiam ter blogs super interessantes de culinária, onde a troca e partilha de receitas é constante.
Ora, para uma aprendiz na cozinha isto é ouro sobre azul. Já pensei para mim que tenho de começar a levar um caderninho para apontar as dicas e receitas todas!
No outro dia falou-se de lasanha.. Como é que faziam, que não era nada difícil, e que saía sempre bem!
A 'lasanha' andou a amadurecer na minha cabeça, e hoje aventurei-me a fazer.

Ingredientes:
- placas de lasanha (usei de uma marca baratuxa à venda no Continente - 0,98€) - basta uma embalagem de 6;
- 500 g de carne picada;
- molho bechamel;
- tomate pelado (lata grande);
- alho;
- cebola;
- azeite;
- noz moscada;

Começa por se fazer um refogado com cebola picada e alho picado, com azeite. Depois colocam-se os tomates pelados cortados aos cubos e deixa-se ferver. Ir mexendo.
Colocar a carne moída e temperar com sal, piri piri e oregãos. Ferver em lume brando até a carne cozinhar (atenção para não ficar demasiado seco).

Agora, é hora de montar a lasanha:
Num pirex colocar uma camada de carne, cobrir com folha de lasanha e voltar a colocar carne, por cima molho bechamel, um pouco de queijo ralado (usei Emmental) e um pouquinho de noz moscada, voltar a por uma folha de lasanha e repetir carne, bechamel, queijo ralado e noz moscada, voltar a por a folha de lasanha e cobrir com molho bechamel, queijo ralado, noz moscada e oregãos.

Vai ao forno! E fica deliciosa :)

Seguem as fotografias para se inspirarem!

Bons cozinhados e boa semana!