sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

São rosas, Senhor! São rosas!

Inspirada nas cheias em Coimbra, e olhando para o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha todo inundado, lembrei-me de uma receita que tinha visto pelo facebook, de rosas de maçã com massa folhada.
Para quem não sabe, reza a lenda, que a D. Isabel de Aragão, esposa de D.Dinis ajudava muito os pobres, em Coimbra (sede do reino nessa altura). O Rei não gostava que a sua esposa se expusesse dessa maneira, e repudiava o seu comportamento. Certo dia, o Rei encontra a Rainha com o manto preso.. (segundo a lenda estaria lá pão para dar aos pobres), e pergunta-lhe o que levo no manto.. A Rainha desprendo o manto e responde.. "São rosas, Senhor. São rosas". A verdade é que no manto, em vez do pão estavam rosas.

A preparação da receita não correu bem, nada bem mesmo.. Estava a cortar a maçã às tirinhas quando me lembrei que tenho um utensílio para laminar.. O pior mesmo foi quando lá ficou a cabeça do dedo indicador.. Ainda hoje tenho dores e continuo com um penso..

Enfim, tendo a devida atenção a laminadores. segue a receita:


- 4 maçãs descaroçadas, cortadas às tiras fininhas;
- 1 base de massa folhada;
- doce de morango e framboesa;
- canela.

Colocar as fatias de maçã, numa tigela com água e um pouco de gotas de limão;
Cortar a massa folhada em tiras, e na parte superior da cada uma das partes, dispor as fatias da maçã, de modo a que a parte mais redonda fique de fora da massa.na parte inferior da massa colocar um pouco de doce de morango e framboesa, e um pouco de canela, sobre o doce e sobre a maçã.
Enrolar a massa, fazendo uma rosa.

Colocar numa forma de queques e vai ao forno por sensivelmente 15 minutos, a 180º.

Bom apetite!

Segue uma fotografia para que se inspirem!


Sem comentários:

Enviar um comentário