Depois de algum tempo de ponderação sobre a importância deste blog, decidi que vou arriscar e passar aqui algum tempo.
Manter um blog não é tarefa fácil, mas prometo que pelo menos dia sim, dia não, venho cá postar uma receita ou uma ideia.
A primeira receita que para mim é das mais saborosas, e me faz recordar momentos importantes, com pessoas espetaculares, é a Açorda Alentejana.
Sou de Coimbra, e a açorda aqui é completamente diferente. Mas os meus Avós são de Serpa, e correm nas minhas veias coisas boas como coentros, salsa e pão de Brinches, Serpa.
O segredo nesta açorda está no pão. O pão alentejano é tão, mas tão bom! Mas podem sempre fazer como eu faço. Quando vou ao Alentejo compro pão a mais e congelo.
Então vamos lá à receita:
Pão alentejano, cortado aos pedacinhos;
Numa panela cozer o peixe (tanto pode ser pescada, como bacalhau, como outro tipo de peixe), só com sal;
Quando o peixe está quase cozido, abrem-se dois ovos para dentro da panela (disse dois, porque costumo cozinhar para duas pessoas);
Quando o peixe estiver cozido e os ovos escalfados, retirá-los com uma espumadeira para uma travessa, para servir;
Reservar a água;
Numa terrina grande (até pode ser uma taça, desde que aguente com água a ferver), põe-se bastante azeite (se ainda não experimentaram, experimentem Flor do Alentejo, da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches), bastante coentros picados, um bocadinho de alho picado (sou uma verdadeira apaixonada por alho, tudo para mim fica melhor com alho) e um pouquinho de sal (se fizerem de bacalhau, tenham atenção ao sal);
Ferver a água que cozeu o peixe e os ovos;
Deitar a água a ferver em cima da mistura do azeite, alho e coentros. Convém que a água esteja mesmo a ferver para 'cozer' um pouco o azeite; Provar de sal.
Servir em prato de sopa, o peixe e o ovo;
Deitar os pedacinhos de pão no caldo, mexer um pouco, de forma a amolecer o pão, e servir no prato.
Vão ver que é delicioso :)
Façam e espero feedback da Vossa parte.
Deixo uma fotografia para se inspirarem na cozinha portuguesa, com certeza :)
Sem comentários:
Enviar um comentário